Pedra do Elefante – RJ

PEDRA DO ELEFANTE

Localizada no Parque Estadual Serra da Tiririca (Cidade de Niterói-RJ) a Pedra do Elefante também é conhecida como Alto Mourão. A serra divide a Região Oceânica e o início da Região dos Lagos. Seu percurso é de aproximadamente 1.5km e pode ser finalizado em menos de 2h, dependendo do seu ritmo.

A 30 metros do início da trilha, seguindo a estrada podemos observar a cidade de Maricá através de um lindo Mirante.

Mirante

A Trilha:

A trilha inicia-se com 30min de subida constante até haver um declive para depois retomar a subir novamente. Antes desse declive você encontra uma nova placa do parque indicando o lado certo a seguir (direito). Durante todo caminho é necessário ficar muito atento às bifurcações, visto que existem falsos caminhos pela mata.

Depois de fazer toda a parte da descida você vai encontrar mais uma bifurcação, onde não haverá mais placa. Nessa hora o lado esquerdo descerá mais e o lado direito começará uma nova subida. O lado certo é o ESQUERDO! (Fique ligado)

O nível da trilha é considerado médio/alto visto que na chegada ao topo possuem vários pontos de escalaminhada (escalada na pedra utilizando as mãos).  Exigindo bastante condicionamento físico para completá-la.

Nesse momento o ideal é não estar sozinho, pois um ajuda o outro a subir. Mas se tiver não será problema, só prestar bastante atenção nos pontos que irá pisar.

CAMERA

A partir da escalaminhada já conseguimos observar olhando para trás a pedra do Costão de Itacoatiara e a praia, o Pampo, as Ilhas: Pai, Mãe e Filha, as praias e lagoas de Itaipu e Piratininga e a zona sul do Rio.

A Pedra do Elefante tem uns dos visuais mais lindos e completos da Região Oceânica.

Quase chegando ao ponto mais alto da pedra temos essa vista olhando para trás.

CAMERA

Continuando a subida e chegando ao cume você consegue observar toda a extensão da praia de Itaipuaçu, município de Maricá e também o início das praias da Região dos Lagos: Ponta Negra e Saquarema.

Cume da Pedra do Elefante

COMO CHEGAR?

De carro: Seguir em direção da praia de Itacoatiara e entrar uma rotatória antes da rotatória da praia. Subindo a estrada que terá bem de frente. (Na subida possui um posto de gasolina).

De ônibus: Saindo do terminal de Niterói as opções são as linhas 38, Itaipú ou 537 Itaipú.

Ambos você pedirá para descer no antigo Mercado Flash (confirmarei o novo nome). Irá fazer o caminho voltando até chegar à subida da serrinha. Chegando, perna pra quem te quero amigo. Uns 30min subindo. Ou, solicite aquela caroninha até o mirante, que sempre tem um coração bom que pára!

O QUE LEVAR?

Como a trilha é extensa o ideal é levar bastante água. Não esquecer também de frutas, barra de cereais para repor a energia (e não esqueça do saco de lixo).

Protetor solar, boné e óculos de sol são ideias para todo o percurso.

Se ficar para o pôr do sol, não esqueça de levar a lanterna e agasalho. Use roupas leves e vá de tênis.

Confira toda a beleza da Pedra do Elefante…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Trilha feita em 22/08/2015 e 23/09/2016.